Deixem-me sonhar
13 Abril 2024
Sugestões para promover o direito de sonhar

Neste mês dedicado à prevenção dos maus-tratos infantis, é importante reforçar o provérbio africano: “É preciso toda uma aldeia para educar uma criança”.

Uma criança cresce e desenvolve-se em diferentes contextos de vida. Sempre que algum destes contextos falha, é importante que os restantes continuem a promover e a assegurar os direitos e a segurança da mesma. É por isso que a ação de todos os adultos (professores, educadores, auxiliares, família, médicos), se torna fundamental na prevenção dos maus-tratos e no acompanhamento de cada criança.

Tal como já referimos em artigos anteriores, está provado que um dos fatores protetores é o trabalho ao nível das competências socioemocionais, na medida em que é importante valorizar as capacidades das crianças, apoiá-las no seu autoconhecimento, de forma a terem confiança num futuro melhor e em si mesmas.

Perceberem que são dignas de valor, de poder e de vontade, fará a diferença no seu percurso de vida, sobretudo ao perceberem que podem perseguir os seus sonhos.

Ter alguém que acredite em nós dá-nos confiança para arriscar!







As histórias e os filmes de animação são excelentes ferramentas para utilizar com as crianças nesta descoberta de si mesmas. Qual é o meu sonho? É um sonho ou um desejo? É possível de realizar? E quando não podemos sonhar? 

Deixamos a sugestão de um filme de animação da Disney, o filme “Wish: o poder dos desejos”, que nos fala da coragem de se perseguir um sonho, do direito aos nossos próprios sonhos e de sermos donos do nosso destino.






Sonhar é o que dá sentido à vida, é o que nos traz um propósito, por isso uma criança a quem não é permitido sonhar, é-lhe retirada a possibilidade de ter os seus propósitos e objetivos, boicotando assim o seu percurso de vida.



Deixamos também duas histórias infantis que são um contributo para este tema e que podem apoiar os adultos neste importante trabalho a desenvolver com as crianças, no sentido de promover a capacidade de sonhar e de perseguir os objetivos.

  • Tu vais ser aquilo que quiseres ser” Editora: Alma dos Livros

     

 

“Sonha em grande meu amor pequenino” Editora: Jacarandá



 

 

Porque para que cada criança sonhe, tem de haver um adulto a ajudá-la a acreditar em si mesma!


Visite a nossa loja online e encontre mais recursos para promover competências socioemocionais das crianças, como o Kit Resiliência, um conjunto de atividades para pormover a autoestima, a autoconfiança e a capacidade para resolver problemas, sem desistir perante os desafios. 

TEXTO_TAGS
VOLTAR

Junte-se à nossa comunidade e subscreva a newsletter

Copyright © 2021 Universo das Emoções. Todos os direitos reservados. Developed by Laranja Zen.