Stress dos exames? Evitar ou enfrentar?
15 Junho 2024
Uma boa oportunidade para aprender a gerir emoções intensas

O final do ano escolar traz consigo não só sentimentos de alívio, mas também grande stress e ansiedade, para alunos e pais, perante as avaliações finais. 

Juntamente com o cansaço após um ano de aulas, o stress e o medo de falhar podem tornar-se autênticos rastilhos para situações de ansiedade, alterações de comportamento ou outro tipo de problemas.

Sabemos que a época de exames pode ser um dos momentos mais desafiantes para muitos estudantes. O stress e a ansiedade, se não forem geridos de forma saudável, podem afetar o desempenho e o bem-estar, tornando difícil alcançar os resultados desejados.

É fundamental ensinar os jovens a lidar com o stress e a encontrar as estratégias mais adequadas para regular as suas emoções e ajustar os seus comportamentos, otimizando assim o seu desempenho nesta fase final.

Lembramos que competências socioemocionais são habilidades que nos permitem compreender e gerir as nossas emoções, estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, e tomar decisões responsáveis. Entre essas competências, a regulação emocional destaca-se como uma das mais cruciais, especialmente em situações de alta pressão, como os exames ou provas escolares.



Definição de Regulação Emocional

A regulação emocional envolve a capacidade de identificar e gerir as próprias emoções de forma saudável. Isso inclui técnicas para reduzir o stress e a ansiedade, e manter um estado emocional equilibrado.


A Gestão do Stress e da Ansiedade

Stress e ansiedade são respostas naturais a situações desafiadoras, como exames. No entanto, quando não são geridos adequadamente, podem prejudicar o desempenho académico e a saúde mental. Ensinar técnicas de regulação emocional pode ajudar os alunos a enfrentar esses desafios com mais confiança e menos sofrimento.




A Importância de expor crianças ao stress de forma controlada

A propósito deste tema, temos recebido imensas mensagens de pais, que nos perguntam se os filhos deviam ir às provas de aferição. Muitos pais referem que os próprios professores são os primeiros a sugerir que as crianças faltem às provas “pois não contam para a nota”, para evitar que fiquem muito nervosas.

A intenção é proteger as crianças do stress e da ansiedade, mas essa estratégia pode ser contraproducente a longo prazo, pois acabam por reforçar padrões de fuga e evitamento.

Isto preocupa-nos, pois continuamos a promover a fuga das emoções negativas e a passar a mensagem às crianças de que sentir nervosismo, medo ou stress, não é normal e que devem evitar a todo o custo. Por outro lado, transmitimos a ideia de que achamos que elas não são capazes de lidar com a situação e que não conseguirão suportar aquele momento de stress, pelo que é preciso protege-las disso. E continuamos a ter crianças e jovens com uma baixa perceção de eficácia, baixa autoestima e altamente dependentes emocionalmente.



Evitar situações desafiadoras impede que as crianças desenvolvam resiliência e competências de regulação emocional. No futuro, elas terão maiores dificuldades em lidar com situações stressantes (a maior parte delas que não conseguirão evitar), já que nunca tiveram a oportunidade de aprender e praticar essas habilidades.


A exposição controlada e graduada a situações stressantes, como exames, pode ser benéfica. Permite que as crianças desenvolvam gradualmente a capacidade de lidar com a ansiedade, melhorando a sua autoconfiança e autoestima.






Estratégias de Regulação do Stress para Estudantes

  • Técnicas de Respiração e Relaxamento - Exercícios de respiração profunda e relaxamento muscular progressivo podem ajudar a reduzir a resposta física ao stress.

  • Mindfulness e Meditação - Práticas de mindfulness e meditação ajudam a aumentar a consciência emocional e a reduzir a ansiedade.

  • Planeamento e Organização - Ensinar as crianças a planearem o seu tempo e a organizarem as suas tarefas pode reduzir a sensação de sobrecarga e stress.

  • Suporte Social - Incentivar a comunicação aberta com pais, professores e colegas pode proporcionar um suporte emocional importante.




O Papel dos Adultos na Promoção de Competências Socioemocionais

Os adultos, especialmente os educadores, têm um papel crucial na promoção dessas competências. Em vez de proteger excessivamente as crianças do stress, devemos capacitá-las com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios de forma saudável.



1. Modelagem de Comportamentos Positivos

  • Os adultos devem servir como modelos de regulação emocional, mostrando como lidar com stress e ansiedade de maneira construtiva.

  • Se o adulto é o primeiro a evitar ou a fugir de situações ansiogénicas, a criança acabará por repetir esse mesmo padrão.

  • Promova a capacidade de dar nome às emoções e mostre que é normal ficar ansioso perante um teste, permitindo que a criança aprenda a aceitar e a gerir as suas emoções mais intensas.



 2. Criação de Ambientes de Apoio

  • Criar um ambiente escolar que valorize a saúde emocional e oferecer recursos para a regulação do stress pode fazer uma grande diferença na vida dos estudantes.

  • Ensine estratégias e métodos de estudo saudáveis




Em vez de evitar situações stressantes, devemos ajudar as crianças e capacitá-las a enfrentar e gerir esses desafios, preparando-as para um futuro onde possam lidar com as suas emoções de forma eficaz e resiliente.

 
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